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Lista de Checagem

Se não conseguir a conexão com o FVTT realize as checagens a seguir.

1 - Rede em NAT

1 - Rede em NAT

É normal seu computador estar em uma NAT. Isso quer dizer que o seu roteador recebeu um endereço IP público que pode ser acessado por terceiros (os seus jogadores), mas seu computador e tudo que se conectar ao seu roteador estará em uma rede protegida.

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Exemplo: seu IP público (no Roteador) é 100.150.160.200 e o endereço do seu computador é 192.168.15.15.

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Se um jogador tentar acessar o IP do seu computador ele não conseguirá. Ele precisa usar o IP publico.

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Então a primeira fase é você entrar nas configurações do seu Roteador e tornar o seu IP na rede NAT fixo. Pois, os roteadores utilizam um servidor DHCP, que basicamente fica fornecendo diferentes IPs para os computadores atrás do roteador.

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Cada roteador tem uma interface, mas todos permitirão que você Reserve um IP na NAT. Isso fará com o que o IP NAT de seu computador nunca mude.

Após realizar alterações nas configurações, reinicie seu roteador e seu computador.

Após o processo realizado você checar se o IP NAT de seu computador está fixo. Entre na linha de comando e execute ipconfig.

 

Deve ter algo como a imagem ao lado mas com o IP que você fixou.

2 - CGNAT

2 - CGNAT

Para seus jogadores se conectarem com você é preciso que você tenha um endereço IP único. Mas, alguns provedores de internet empregam o CGNAT.

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CGNAT é quando o seu provedor de internet cria um endereço IP e usa esse mesmo endereço com mais de um cliente. Isso causa vários problemas em softwares (Foundry VTT) e até mesmo legais.

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Caso seus jogadores estejam com problemas para conectar você pode descobrir se é seu caso com um teste simples. 

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Como Descobrir se você está em CGNAT

  1. Acesse o seu a interface do seu roteador de internet.

  2. Procure pelo endereço IP público que se encontra nele. Pode estar com esse nome ou algo semelhante: Endereço IPv4 Público.

  3. Acesse o site https://whatismyipaddress.com/ ou similar e veja qual endereço IP o site mostra.

  4. Se os IPs são diferentes, isso quer dizer que você está com CGNAT. Se eles são iguais não está em CGNAT.
     

Como sair do CGNAT

Entre em contato com sua provedora de internet e solicite a sua saída disso. Eles tem que resolver. No pior dos casos, veja as alternativas nesse guia.

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Fontes

3 - Encaminhamento de Portas

3 - Encaminhamento de Portas

Quando alguém tentar acessar um serviço (Foundry VTT) de seu computador usando seu IP Público e não vai conseguir. 

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Você precisa dizer para o Roteador que quando alguém acessar o IP público ele deve direcionar a pessoa para o seu computador.

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Esse processo é chamado de Port Forwarding (encaminhamento de portas).

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Acesse o seu roteador e determine que o IP que você determinou como sendo fixo terá todo o acesso encaminhado que chegar através da porta 30000.

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Cada roteador é diferente, mas deve ter algo assim.

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Coloque seu IP que fixou da NAT, coloque porta 30000 e protocolo TCP.

O site PortForward tem instruções passo a passo para como realizar isso para o seu modelo de roteador.

Após realizar alterações nas configurações, reinicie seu roteador e seu computador.

Você pode testar se sua porta está aberta com https://canyouseeme.org/ se não obtiver um Sucesso verifica suas configurações de Firewall. 

Lista de Vídeos Específicos que pode te ajudar

4 - UPnP

4 - UPnP

Ativar o UPnP aumenta a chance de funcionar de forma mais tranquila. Esse protocolo basicamente facilita a comunicação entre dispositivos (seu servidor Foundry VTT e os computadores de seus jogadores).

Após realizar alterações nas configurações, reinicie seu roteador e seu computador.

5 - IPv6

5 - IPv6

O IPv4 tem um problema no mundo todo. Quando ele foi criado, não se esperava que teríamos internet até na geladeira. Por conta disso, a quantidade de endereços IPv4 está limitada.

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As operadores brasileiras fornecem aos seus clientes um IPv4 compartilhado. Dessa forma os usuários experimentam vários problemas intermitentes em várias aplicações. Jogos online caem, aplicativos não conectam, etc.

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Por isso o IPv6 foi feito. Ele funciona exatamente como o IPv4, mas foi feito pensando que teremos internet até no sapato.

A maioria das operadoras oferece um IPv6 em conjunto com o IPv4 problemático. Você pode rodar o Foundry VTT via IPv6 com a vantagem de não precisar fazer os passos acima.

Execute o comando ipconfig e usando o valor que está indicado a frente do nome na seta digite no navegador: http://[IPv6]:30000

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Repare que após copiar o IP Temporário você o deve colocar dentro de [] e adicionar :30000 seguindo o exemplo acima.

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Você pode também apenas entrar no site ipv6scanner e ver qual é seu IPv6.

É importante testar se o firewall do roteador e do windows/linux não estão bloqueando as conexões. Teste com o site ipv6scanner.

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É Importante tanto o mestre quantos os jogadores verificarem se possuem o IPv6. O site https://ipv6test.google.com/ permite ver isso facilmente.

6 - Túnel

6 - Túnel

Mais uma alternativa é o uso de túneis. Existem diversas ferramentas que permitem a criação deles.

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O túnel é basicamente criar um intermediário entre seu computador e os demais jogadores. 

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A primeira forma está no vídeo ao lado. Uma vez que você conclua o processo receberá um endereço que deve passar para seus jogadores.

7 - VPN

7 - VPN

Você pode usar o ZeroTier para criar uma rede privada se tudo mais falhou.

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É muito fácil configurar uma VPN. Após realizado todos os jogadores devem também se conectar a mesma.

 

Aqui existe um passo a passo.

8 - Firewall

8 - Firewall

Firewalls são programas que tentam te proteger de acessos não autorizados aos seus dispostivos.

 

Normalmente você terá 2 firewalls. Um deles em seu sistema operacional (Windows Firewall) e outro no seu roteador.

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É preciso checar se ambos estão permitindo a conexão.

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O Windows Firewall provavelmente é configurado automaticamente pelo Foundry VTT, mas você pode checar indo em configurações avançadas do Firewall.

O seu roteador terá uma tela única para configurar o firewall também.

9 - Troca de Roteador

9 - Troca de Roteador

Alguns roteadores oferecidos pelas empresas são muito limitados. Você pode configurar o roteador que a empresa te forneceu no modo Bridge e o conectar a um roteador de boa qualidade. 

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Isso pode lhe dar mais opções de configuração.

10 - Entrar em Contato com o Provedor

10 - Entrar em Contato com o Provedor

O passo mais desgastante. Já houve alguns relatos que ao entrar em contato com a operadora, solicitar um técnico e explicar muito bem o problema resultou em sucesso na solução do caso.

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Basicamente eles removem você do compartilhamento "inteligente" de IP deles. Veja CGNAT que é o principal motivo.

 

O link abaixo pode dar algumas ideias.

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11 - Servidor Externo

11 - Servidor Externo

O Foundry VTT permite que você o coloque em um servidor e externo podendo acessá-lo como mestre facilmente. 

 

Existem alguns provedores especializados no Foundry VTT. Esse é um serviço pago.

 

Mais opções nesse link.

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Você ainda conta com a possibilidade de hospedar por conta própria em um servidor que alugar. As opções mais interessantes são o Google Cloud (pode usar uma máquina grátis) e a Amazon (grátis por 1 ano).

Nesse vídeo é ensinado como hospedar no Google Cloud.

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Nesse link é mostrado como usar a AWS.

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Você ainda conta com a possibilidade de hospedar na Oracle Cloud (vídeo ao lado)

12 - Lista de Checagem Rápida

12 - Lista de Checagem Rápida

A cada passo faça testes de verificação. Reinicie o computador/roteador.

  1. Todos estão usando o Google Chrome/Firefox ou um navegador baseado no Chromium ?

  2. Você desativou as extensões do navegador que podem causar conflito?

  3. Você que está rodando do seu computador consegue acessar com http://localhost:30000 ?

  4. Um jogador consegue conectar com http://SEUIP:30000 ?

  5. Qual é o resultado no teste que verifica se sua porta está aberta? 

    1. https://canyouseeme.org/ 

    2. http://www.ipv6scanner.com/ 

  6. Você e os jogadores tem IPv6? 

    1. Teste: https://ipv6test.google.com/

  7. O endereço passado abre quando usado no ​https://www.kproxy.com/ ?

  8. Você está em CGNAT que previne o jogo?

  9. Você fez o encaminhamento de porta?

O site PortForward tem instruções passo a passo para como realizar isso para o seu modelo de roteador.

13 - DDNS (Opcional)

Quando seus jogadores forem acessar sua mesa eles tem que colocar o seu IP público que é facilmente obtido em Invitation Links.

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É sugerido que você use um serviço de DDNS.

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Você ativa esse recurso e os jogadores ao invés de usar https://100.100.100.100:30000 vão poder acessar por um nome como http://rpgbacana.ddns.net:30000.

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Diferente do IP Público que vai mudar periodicamente, o seu domínio ficará fixo. Os jogadores podem até salvar na barra de favoritos do Google Chrome.

 

Existem vários serviços:

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Para isso funcionar você precisa configurar o seu roteador, que deve ter suporte para isso. Caso ele não tenha, alguns serviços de DDNS permitem a instalação de um cliente no Windows que faz a mesma coisa.

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Instruções detalhada nesse link.

​13 - DDNS (Opcional)

Referências

Referências
  • Instruções do Foundry VTT para realizar o Port Forward: Foundry VTT Port Forward

  • Explicação de o que é IPv6: IPv6

  • Instruções para fazer o encaminhamento de portas para diversos de roteadores. Procure o seu: Port Forward

  • Como funciona o NAT: NAT

  • Explicação de o que é Universal Plug and Play: UPnP

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